quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Descobre o novo acordo ortográfico

O Acordo Ortográfico (AO) provoca-te dores de cabeça? Hesitas sempre que tens que escrever um texto? Deseperas por ajuda? É fácil. Na dúvida, consulta sempre o teu professor de Português, mas – estando ele ausente – podes investigar por conta própria.
Primeiramente, sugerimos-te que leias o guia rápido para aplicação da nova ortografia. Verás que, nos primeiros tempos, as dúvidas serão frequentes. Poderás, por isso, ir realizando gradualmente alguns exercícios que te ajudarão a interiorizar esta nova forma de escrever algumas palavras.
Bom trabalho.

4 comentários:

  1. O novo acordo ortográfico irá uniformizar a língua portuguesa o que é bom! Mas para nós estudantes, assim como para todos aqueles que até agora escreveram da maneira antiga,será uma grande confusão.
    Na minha opinião só vai criar ainda mais dúvidas na língua portuguesa, que como todos sabem já era muito complexa.

    Rita Ortiga 10ºD

    ResponderEliminar
  2. O Acordo Ortográfico, de certa maneira, vem facilitar a escrita da Língua Portuguesa, especialmente, nos PALOP e no Brasil, pois será uniformizada, tal como a Rita disse.
    Para nós, que sempre escrevemos assim vai nos dificultar um pouco, mas, a verdade, é que com o decorrer dos anos, as línguas vão sofrendo modificações, como já nos deparamos quando estudamos "Os Lusíadas" de Luís de Camões, entre outras obras.

    Fátima Sofia Costa 10ºD

    ResponderEliminar
  3. O Acordo Ortográfico, tal como as minhas colegas disseram, vem aproximar todos os paises que falam a nossa língua.
    Contudo, vai dificultar a vida a todas aquelas pessoas que já escreviam corretamente e que agora de cada vez que o fazem sentem que estão a cometer erros. Talvez, com o tempo, todos venhamos a escrever com a nova ortografia.

    Marisa Furtado 10ºD

    ResponderEliminar
  4. No passado minhas ideias eram mais acentuadas
    Já não são agudas minhas heroicas empreitadas

    As pessoas não mais leem de chapéu
    Mas ainda se veem os sinais no céu

    As arguições de outrora eram mais tônicas
    Agora as plateias emudecem, ficam afônicas

    A ausência de circunflexo me causa enjoo
    A asa foi arrancada e cortada em pleno voo

    Eu perdi o traçado da autoestrada
    Mas ainda há risco no peixe-espada

    Não há quem não trema em consequência
    A língua camoniana nunca foi exata ciência

    A paranoia me penetra pelos pelos
    A escrita carece de frequentes zelos

    A escola para para que se averigue e se ajuste
    A regra é clara, e que a patuleia não se assuste

    não é da minha autoria mas faço estas minhas palavras

    Joana 10D

    ResponderEliminar