Bem-vindo ao "Português em linha", destinado aos alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Para os alunos de 9º ano, que andam a descobrir o Auto da Barca do Inferno, fica a questão: encontram aqui alguma semelhança com personagens retratadas por Gil Vicente?
Encontramos no vídeo a representação de uma personagem da obra Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente sendo esta o Onzeneiro, tal como mostra no vídeo passou a vida inteira a enganar as pessoas, tentando fazer o mesmo com a Morte. No entanto acabou por ser ele a ser enganada e teve como destino o Inferno. Tal como o Onzeneiro na obra.
Sim , de facto há algumas semelhanças com a cena 3 - o onzeneiro , pois devido à sua ganância e à sua usura as duas personagens acabam por ser iludidas pela ida para o Paraíso (não sendo o seu futuro depois de mortas devido aos pecados que cometeram),mas acabam por ser escravizadas no Inferno. Vasco Simões Nº16|9ºB
Eu acho que este vídeo tem de certo modo um pouco a ver sobre a auto da barca do inferno de Gil Vicente,porque aqui demonstra que quando as pessoas são interesseiras e cometem pecados são castigadas,e neste vídeo o senhor com a ganancia de ficar com o dinheiro enganando o barqueiro,em vez de ir para o paraíso acabou por ir para o inferno,e só teve esta "recompensa"por ter pecado.
Sim, este vídeo tem muito a ver com algumas personagens retratadas na peça Auto da Barca do Inferno, por Gil Vicente, pois as duas personagens que estudamos até agora foram para o Inferno por causa dos pecados cometidos em vida, tal como o vídeo nos mostra, mas a personagem do vídeo tem mais semelhanças com o Onzeneiro, pois este em vida vivia às custas dos mais pobres, emprestando-lhes dinheiro e cobrando-lhes juros altíssimos, para assim poder enriquecer. Em vida o Onzeneiro era uma pessoa bastante falsa e gananciosa e enganava os outros, por isso é que quando chegou ao cais e tentou enganar o anjo ao dizer-lhe que o bolsão que trazia estava vazio foi-lhe recusada a sua entrada na barca do paraíso, e não teve outra escolha senão ir para a barca do inferno. Neste vídeo acontece uma cena bastante semelhante, pois a personagem que está no cais tenta enganar o diabo, dando-lhe pedras em vez de moedas, mas teve azar porque quem foi enganado foi ele, ao ser levado para o Inferno e ainda por cima o diabo ficou com as moedas que ele tinha no bolso. Ana Sofia nº4 9ºB
Existe mesmo gente que só pensa em dinheiro, mesmo depois da morte!!
ResponderEliminarLuísa Lacerda 9.B
Encontramos no vídeo a representação de uma personagem da obra Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente sendo esta o Onzeneiro, tal como mostra no vídeo passou a vida inteira a enganar as pessoas, tentando fazer o mesmo com a Morte.
ResponderEliminarNo entanto acabou por ser ele a ser enganada e teve como destino o Inferno. Tal como o Onzeneiro na obra.
Tiago Sampaio 9ºB
Sim , de facto há algumas semelhanças com a cena 3 - o onzeneiro , pois devido à sua ganância e à sua usura as duas personagens acabam por ser iludidas pela ida para o Paraíso (não sendo o seu futuro depois de mortas devido aos pecados que cometeram),mas acabam por ser escravizadas no Inferno.
ResponderEliminarVasco Simões Nº16|9ºB
Eu acho que este vídeo tem de certo modo um pouco a ver sobre a auto da barca do inferno de Gil Vicente,porque aqui demonstra que quando as pessoas são interesseiras e cometem pecados são castigadas,e neste vídeo o senhor com a ganancia de ficar com o dinheiro enganando o barqueiro,em vez de ir para o paraíso acabou por ir para o inferno,e só teve esta "recompensa"por ter pecado.
ResponderEliminarSim, este vídeo tem muito a ver com algumas personagens retratadas na peça Auto da Barca do Inferno, por Gil Vicente, pois as duas personagens que estudamos até agora foram para o Inferno por causa dos pecados cometidos em vida, tal como o vídeo nos mostra, mas a personagem do vídeo tem mais semelhanças com o Onzeneiro, pois este em vida vivia às custas dos mais pobres, emprestando-lhes dinheiro e cobrando-lhes juros altíssimos, para assim poder enriquecer.
ResponderEliminarEm vida o Onzeneiro era uma pessoa bastante falsa e gananciosa e enganava os outros, por isso é que quando chegou ao cais e tentou enganar o anjo ao dizer-lhe que o bolsão que trazia estava vazio foi-lhe recusada a sua entrada na barca do paraíso, e não teve outra escolha senão ir para a barca do inferno. Neste vídeo acontece uma cena bastante semelhante, pois a personagem que está no cais tenta enganar o diabo, dando-lhe pedras em vez de moedas, mas teve azar porque quem foi enganado foi ele, ao ser levado para o Inferno e ainda por cima o diabo ficou com as moedas que ele tinha no bolso.
Ana Sofia nº4 9ºB